• Normas Data Limite 31/01/2025 23:59:59 UTC+
    • Datas Importantes
      • Data de início de submissão de Resumos: 2 de Novembro 2024
        Data limite para submissão de Resumos: 31 Janeiro 2025
        Data para notificação aos autores: 15 de Março de 2025
        Data limite para envio de E-Posteres e Comunicações orais: 15 de Abril de 2025
        Data de anúncios de E-Posteres e Comunicações orais: 1 de Maio 2025

      Normas de Submissão de Resumos
      - Os trabalhos submetidos devem ser originais, i.e, não podem ter sido previamente apresentados em qualquer formato noutras reuniões nacionais ou internacionais.

      - Os resumos, segundo a categoria em que se enquadram, devem respeitar as regras de autoria e coautoria aceites internacionalmente e expressas no documento

      http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html

      - Cabe ao Júri a apreciação do cumprimento dos referidos critérios.

      - Os resumos das comunicações só podem ser submetidos em suporte informático disponível no site do Update em Medicina, www.updatemedicina.com. Não serão aceites resumos submetidos de outra forma (ex: e-mail).

      - O resumo deve conter no máximo 500 palavras, não incluindo título e autores.Todo o documento deve ser composto exclusivamente por texto e estar escrito em letra tipo Arial, tamanho 10, a 1,5 espaços e formato justificado.

      - Podem ser enviados resumos sobre qualquer tópico da Medicina Geral e Familiar orientados para:
      a) Investigação clínica e Epidemiológica;
      b) Revisão de Temas;
      c) Relatos de Casos Clínicos relevantes;
      d) Relato de prática;
      e) Melhoria de qualidade;

      - Os resumos das comunicações deverão ser estruturados de acordo com os seguintes tópicos:
      a) Investigação clínica e Epidemiológica – Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão
      b) Revisão de Temas – Introdução e Objectivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão
      c) Relatos de Casos Clínicos relevantes – Enquadramento, Descrição do caso, Discussão
      d) Relato de prática – Introdução, Objetivo(s), Pertinência, Descrição, Discussão e Conclusão. Enquadram–se nesta categoria, relatos de experiências da prática clínica diária, não obrigatoriamente relacionados com questões clínicas e/ou técnico-científicas, como por exemplo: intervenções na comunidade, relatos de boas práticas, atividades e relações interpares e interprofissionais, relatos de intercâmbios ou estágios com interesse para a comunidade médica.
      e) Melhoria de qualidade – Justificação, Objetivo(s), Métodos, Resultados (duas avaliações ou mais), Discussão e Conclusão.

      Cada um dos itens deve ser iniciado num novo parágrafo, não havendo necessidade de o enunciar especificamente.

      A precisão dos dados apresentados é da exclusiva responsabilidade do autor.

      O número máximo de autores permitido por resumo é de cinco, sendo possível admitir até oito autores nas áreas temáticas de Investigação Clínica e Melhoria Contínua da Qualidade. Não existe limite de autoria, nestas áreas, para estudos multicêntricos (3 ou mais unidades) sempre que justificável.

      O resumo não pode conter em nenhum local informação que permita a identificação dos autores, das instituições a que pertencem e, nos relatos de caso, dos pacientes e dos profissionais envolvidos. Os resumos que não respeitem este requisito serão imediatamente excluídos.

      Ao submeter o resumo deverá ser especificada a modalidade de apresentação pretendida:
      - Comunicação Oral – Para a elaboração da apresentação consultar Informações sobre Comunicações Orais e E-Posters.
      - Comunicação em E-Poster –Para a elaboração do E-Poster consultar Informações sobre Comunicações Orais e E-Posters.

      Ao inscrever o seu trabalho, o autor autoriza automaticamente a Comissão Organizadora do Update a editar e divulgar o Resumo submetido e futuro poster de sua autoria, em publicação impressa, digital ou via Internet.
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